O que é Design?
O Design é tudo. Deixe-me explicar... tudo aquilo que você pode ver, tocar, foi projetado por algum tipo de designer. A área de design possui milhares de vertentes: Design Gráfico, de Interiores, de Produto, de Moda... vamos repetir: O que é design, além de tudo? Design é solução de problemas.Uma professora da faculdade uma vez disse que os Designers são solucionadores de problemas. Quando um designer recebe um projeto, seja lá qual o ramo que ele segue, ele tem um problema que deve ser resolvido por meio da especialidade dele.
Se é um cartaz, o designer precisa encontrar a melhor forma de passar a informação desejada por meio daquele cartaz. Se é uma cadeira, o designer precisa pensar em como construir uma cadeira de acordo com o projeto dele. Os projetos são os problemas a serem solucionados.
O curso
O curso de Design Gráfico pode ter vários focos, depende da universidade. Os focos mais comuns são o Design Gráfico “mão na massa”, um curso mais artístico, digamos assim. Ou pode ter foco em Design Gráfico Digital, onde você quase não pega no papel. Também existem lugares que dão foco em Web Design, que é algo bem diferente. O importante é que você pesquise as universidades que possuem o curso e olhar a grade.Pense nas coisas que você mais gosta de fazer e procure escolher a universidade que tenha a grade mais próxima a isso. Eu sou daquelas que acredita que não é a universidade que faz bom aluno, ou seja, não precisa estar na ESPM pra você ser ótimo, só precisa se dedicar. Óbvio que tem aquele lance de contatos, professores mais qualificados... Mas aí cabe a você balancear isso. Pesquise TUDO. Ligue seu modo stalker! São 3~4 anos da sua vida, você merece escolher bem :)
No curso as matérias são geralmente Fundamentos Básicos do Design, História do Design, Tipografia, Semiótica, História da Arte, Fotografia, Embalagens. As graduações de design digital costumam ter matérias mais segmentadas como Design de Interfaces, Webdesign, Animação, Games, Vídeo e muito mais.
Em que áreas você pode trabalhar?
Muito além da Agência de Publicidade! Você pode trabalhar para empresas criando material gráfico para veiculação interna, externa, papelaria empresarial (cartão de visita, papel timbrado, pasta L, carimbos...). Você pode trabalhar como Designer de Interfaces (quando sua graduação é digital), planejando e criando aplicativos. Editoras, jornais, escritórios de design, emissoras de tv, lojas de roupa (estamparia), empresas cinematográficas e muito muito mais.
Um plus: Só no final da faculdade, penúltimo ou último período, eu encontrei algo que eu gosto muito de fazer: Motion Graphics. Ainda não tenho certeza se é a minha paixão, minha carreira, meu destino. Mas estou apostando minhas fichinhas. Nesses anos em que eu estive cursando minha graduação, o Motion Graphics popularizou bastante! Agora surgiram em várias universidades o curso de Produção Audiovisual. Se você é um desses que gosta de editar vídeos, fazer animações ou sei lá o que, relacionado ao audiovisual, recomendo uma busca pela internet sobre isso também.
Se você está no ensino médio, desesperado pensando no ENEM e o que fazer da sua vida, não fique. Relaxe, comece a se perceber, coisas que você gosta de fazer e tente encaixar isso em uma profissão. As chances de arrependimento são pequenas e bom, se você quiser mudar de curso pense assim: você é jovem, tá no lucro! ;)
Beijos de luz,
Mayara, vulgo Mayrmaid -só que nõn-
Nenhum comentário :
Postar um comentário